domingo, 29 de março de 2009

Meu Primeiro Carro Usado

Aqui vão algumas dicas importantes para vocês que irão enfrentar a dura tarefa de comprar seu primeiro carro usado, se não poder comprar um novo e achar que é mais vantagem comprar um usado, vale a pena lê as dicas abaixo:

1 - Carroceria. Passe um imã na lata do carro, com um pano entre ele e a lata, pois se não tiver o pano, o dono do carro vai ficar um pouco vermelho. Se o imã soltar, é que tem massa ali naquela parte.

2 - Pintura. Observe se há diferenças de coloração na lataria e mancha de tinta nas borrachas e frisos. Pode ser que alguma parte do carro já tenha sido reparada. A chance cresce de acordo com a idade do carro.

3 - Suspensão. Se você ver como estão sendo gastos os pneus, você vai adivinhar se o carro tem problemas de suspensão. Mas de qualquer maneira, leve o carro a um centro automotivo para verificar mais a fundo.

4 - Ferrugem. Para ver se há ferrugem, verifique bolhas e pontos descascados na pintura. Verifique principalmente nas extremidades da lataria, como em lugares onde há borracha (nas portas, por exemplo).

5 - Portas. Se as portas não fecham direito, muito provavelmente o carro já bateu. Pode ser que o dono tenha um filho que seja uma peste, e que vivia se pendurando na porta, mas isso é menos provável.

6 - Amortecedores. Balançando o carro em cima de cada roda você consegue ver se o amortecedor está bom. Se ele pular mais de uma vez, tem que trocar a peça. Tente fazer isso em uma hora que não estiver acontecendo um terremoto perto de sua casa.

7 - Pneus. Só aceite eles se estiverem acima da “meia vida”. Geralmente quando a pessoa te diz que o pneu tem “meia vida” é que ele está nos últimos 30% de vida.

8 - Vidros. É importante que os vidros não apresentem nenhum tipo de trincado e apresente o número do chassi.

9 - Motor. Veja se não sai uma fumaça estranha do escape. Além disso, leve no seu mecânico de preferência, e não diga pro mecânico que o dono do carro é aquele que está ali com você. Ou então peça pro mecânico te dar a opinião dele depois, por telefone, pois ali na frente do dono do carro ás vezes fica chato falar mal.

10 - Painel. Teste todos os botões e funções do painel.

11 - Veja também como estão os retrovisores, forro, estofamento, todas as borrachas (as dos pedais e limpadores do pára-brisa também), espuma e mecanismos dos bancos, travas das portas e vidros elétricos.

12 - Ar-condicionado. Ele pode estar precisando de uma carga, daquelas que custam 80 reais ou mais.

13 - Observe os equipamentos de segurança, como extintor (se está vencido), macaco (se funciona), triângulo de sinalização, chave de roda, estepe.

14 - Som. Se o carro tiver som instalado e você for comprar ele com o som, veja o estado do CD e também dos falantes.

15 - Freio. Veja se o carro está com o fluído em ordem, pisando no pedal do freio com o carro ligado em ponto morto. Ele tem que baixar rapidamente, sem dificuldades.

16 - Veja se as revisões foram todas feitas corretamente. Mas isso só no caso de carros novos. Não vai adiantar verificar as revisões daquela Brasília 77.

17 - Chassi. O número do chassi deve ser único e registrado perto do motor, nos vidros e no documento do carro. Se observar que a gravação das letras e números do chassi está estranha ou raspada, há um forte indício de adulteração.

Se você gostou do carro, depois leve para o seu mecânico verificar estes itens:

1 - Situação do óleo do motor.
2 - Se a ventoinha do motor funciona.
3 - O aspecto do líquido de refrigeração do motor. Não deve ter sujeira e nem oleosidade.
4 - Verificação do filtro de ar; dos tubos, cabos e correias do motor.
5 - Detecção de ruído estranho no motor e prováveis problemas.
6 - Avaliação da suspensão, freios e direção hidráulica e escapamento, etc etc etc.

Não esqueça de dar uma volta com o carro para ver se sente confortável com ele. Mesmo que entenda de algum assunto, peça conselho para quem entende mais que você. Dependendo do problema que o carro apresentar, negocie um desconto no preço e calcule se vale a pena.

2 comentários:

  1. gostei tenho 18 anos e meu primeiro carro vai ser usado :) vou fazer o do imã

    ResponderExcluir

Anúncio provido pelo BuscaPé