segunda-feira, 11 de maio de 2009

Negocio em casa

Negócio em Casa é aquele em que o empreendedor inicia por conta própria uma atividade que lhe traga renda, não estando, pelo menos naquela atividade, vinculado como empregado de qualquer empresa. Normalmente, o negócio em casa, surge como conseqüência de uma aspiração, uma oportunidade ou uma necessidade. O importante é que o empreendedor siga algumas regras criteriosamente, pois o risco do seu negócio não foi testado anteriormente, será testado por ele mesmo, levando em consideração todos os heterogêneos fatores envolvidos; é como dizemos: "ensaio ao vivo". O negócio em casa não está sempre ligado à transmissão de dados ou informações, daí não utilizar necessariamente a TIC. O empreendedor pode montar um negócio ligado à fabricação de algo, à comercialização ou à prestação de serviços, mesmo que não se utilize de computador, internet ou rede.
As vantagens de se abrir um negócio em casa são muitas e variam de acordo com o perfil de cada empreendedor. Na verdade, essas vantagens são cada vez mais sentidas no mundo inteiro, tendo em vista o crescente número de pessoas que optam por esse tipo de trabalho. As vantagens são: lucro, autonomia, saúde, produtividade, economia, diminuição do congestionamento, tempo, ambiente de trabalho, visão de negócio e aumento do convívio familiar. Alguns desafios, que alguns interpretam como desvantagens podem ser: estrutura de trabalho muito reduzida, isolamento social, atualização, invasão do espaço doméstico, (riscos) desatenção, falta de organização e profissionalismo.
Uma vez escolhido o negócio e o canal que irá levar o produto ou serviço até o cliente, o empreendedor deve analisar e determinar aquilo que, no meio acadêmico, chamamos de componentes do ambiente de trabalho, ou seja, os 4W.
Em inglês os 4W significam:Work Place - Work Tools - Work Process - Work Force.
Work Place (Local de Trabalho), refere-se à adequação do espaço onde o empreendedor irá trabalhar; sua casa; seu escritório ou escritório virtual.
Work Tools (Ferramentas de Trabalho): Dependendo do tipo de serviço ou produto que irá fornecer, o empreendedor deverá analisar todo o suporte de ferramentas operacionais (equipamentos e acessórios específicos) necessário ao andamento do trabalho.
Work Process (Processo de Trabalho): A estrutura de funcionamento é analisada. A operação em si. Formas e condições para terceirizações; utilização de trabalhos complementares ou iniciais; como o produto será realizado e entregue ao cliente; etapas dos processos e todo o mais relacionado ao processo de "fabricação" do bem ou serviço.
Work Force (Força de Trabalho - Recursos Humanos - Equipe): O empreendedor deve montar o quadro necessário ao desenvolvimento de seu negócio. De quantas pessoas vai precisar com que conhecimentos; quais as funções dentro do negócio; que tipo de estrutura funcional ele irá operar, regime de contratação, benefícios, faixas salariais, responsabilidades e delegação etc.
É claro que a produtividade irá depender do perfil de cada empreendedor e das condições em que é implantado o negócio em casa. Alguns cuidados e procedimentos estão sempre presentes em qualquer planejamento de início de um negócio em casa, tais como:
Negociar com a família seu trabalho e seu espaço, ganhar seu apoio.
Organizar-se - Não se deixar levar pelo "na hora eu dou um jeito".
Realizar apenas uma tarefa de cada vez.
Ordenar o espaço de trabalho e tarefas relacionadas para propiciar meios de aumentar eficiência.
Listar tarefas e horários relacionados.
Programar e cumprir horários, tanto de trabalho quanto de lazer.
Não procrastinar - Não deixar tarefas para a última hora.
Não descumprir os prazos estipulados com o cliente.
Encarar o trabalho de forma profissional, como negócio rentável.
Cada país ou região tem os negócios que lideram tanto a preferência quanto o desempenho. No Brasil em 2007 a liderança ficou por conta dos serviços prestados via tecnologia da informação, seguido da área de alimentação e ensino. Interessante notar é o surgimento dos negócios ligados à maturidade, tanto relacionados a serviços para a faixa etária a partir dos 50 anos, como negócios mais adequados para serem liderados pelo empreendedor "senior". Outras áreas que apareceram no "ranking" foram as ligadas à mídia impressa em bases alternativas e os serviços pessoais "a domicílio", tais como assistência técnica em geral, serviços de "personal" em vários setores, ligados à saúde, aos animais, aos negócios (atendidos com motos), os do tipo "martelinho" e demais ligados a veículos.
A Franquia em Casa (Homebased Franchising) foi outro setor que se destacou. A franquia em casa pode ser entendida como o negócio em casa, só que dentro dos padrões de uma franquia, utilizando-se do "know How" do franqueador e trabalhando dentro dos parâmetros estipulados pela rede. A vantagem inicial da franquia em casa é o baixo investimento e a simplicidade de execução do projeto, o que gera maior rapidez no retorno. Muitas áreas foram beneficiadas com a franquia em casa em 2007, tais como, ensino (idiomas, informática, reforço), cultura (livrarias e revistarias), limpeza de ambientes, cosméticos, consultoria, pet shops, serviços para o lar e para a maturidade. O Brasil ainda possui um mercado muito grande a ser explorado.
É praticamente infindável a lista de negócios que se pode administrar de casa, da mesa da cozinha, do seu escritório em casa, da sua garagem ou da sua van. Nos Estados Unidos, país onde o empreendedorismo é mais praticado (é uma verdadeira nova opção de vida), existem dezenas de publicações especializadas.
Acontece geralmente que o empreendimento em casa acaba esbarrando com o problema do espaço. Quando o negócio é corretamente planejado, é muito comum o Plano de Negócio prever a utilização de uma série de prestadores de serviços e facções terceirizadas externas para desenvolver suas operações. Portanto, um pequeno negócio em casa muitas vezes é pequeno em sua estrutura operacional, mas grande na extensão econômica, movimentando um contingente de pessoas e dando oportunidade de geração de renda maior que seu próprio objetivo. Em outras palavras, é uma pequena empresa gerando um grande negócio socialmente responsável.
Fonte: Negocionet

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