quarta-feira, 6 de maio de 2009

Abrindo seu próprio negócio

Poucos sabem, mas a ausência de textos mais constantes no blog se deve ao fato de eu estar no processo de abertura de um Lava-Jato. Já estou em funcionamento e para os amigos fica o convite para trazer seus autómoveis e conferirem o serviço, fica o lembrete que todos os produtos usados são de marcas como a Grand Prix, conforme eu for passando pelas etapas necessárias, vou escrevendo uma série de textos explicando o que eu aprendi e como toquei cada fase do processo. Hoje eu vou falar quais foram as primeiras coisas que eu fiz depois que decidi abrir um negócio próprio.

Qual é o meu objetivo?

Você sabe o que é um negócio? Você já parou para pensar porquê você quer entrar no mundo dos negócios? Essa são perguntas que todos devem se fazer para ver se o negócio que você vai abrir realmente vai atender às suas expectativas. Se não atender, você pode abandonar o barco no meio do caminho ou simplesmente deixá-lo afundar por falta de motivação.

No meu caso, eu quero abrir um negócio que:

1. Seja o primeiro passo para um segundo negócio, baseado na idéia da expansão do negócio.
2. Que me dê uma renda mensal, para atender as necessidades da familia ou simplesmente para ser uma renda extra.

Objetivos definidos: o negócio que tenho em mente não atende às minhas expectativas

Se você chegar à conclusão de que o que você tinha em mente realmente não atende, não se desespere pois no mercado existem inúmeras oportunidades para todos os gostos. Comece a pensar em alternativas imaginando possíveis produtos e/ou serviços que poderiam ser oferecidos e que, de uma forma geral, estejam dentro do que você definiu que quer para si mesmo.

“Não consigo pensar em outra coisa. O que eu faço?”

Se você não consegue ter uma idéia de um outro negócio que você gostaria de tocar, saiba que existem muitas idéias que já deram certo e que estão apenas esperando para serem usadas: as franquias.

As franquias são sistemas negociais já prontos onde você precisa “apenas” ter o capital necessário para investir na abertura de uma. As maiores vantagens, na minha opinião, são:

Não há necessidade de construção de um nome pois o marketing da marca já foi feito e já atingiu a população.

Não há necessidade de se preocupar com processos e com logística pois ao comprar a franquia você ganha acesso à documentos que falam como tudo deve ser feito.

Normalmente os processos das franquias indicam uma forma de administração que permita que o dono não tenha que trabalhar sempre na franquia. Ou seja, muitos os donos de franquias tem um pouco mais de tempo livre do que pessoas que montaram seu primeiro negócio do zero.

O negócio que eu tenho em mente atende às minhas expectativas. E agora?

Agora o objetivo do artigo foi atingido: você decidiu qual negócio abrir. No próximo artigo iremos falar sobre os próximos passos que você pode tomar para começar a botar em prática o plano de abrir o seu próprio negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio provido pelo BuscaPé