sexta-feira, 22 de maio de 2009

Negócio Próprio vs Franquia

Quem nunca sonhou em ter seu proprio negocio e garantir uma indenpendência financeira estável para vida toda, resolvi escrever este post sobre as vantagens e desvantagens de ter uma marca propria ou trabalhar com uma uma marca já consolidada no mercado.
A franquia nada mais é que a compra dos direitos de usar uma marca ja consolidada e aceita no mercado.No negocio proprio voce precisa lançar sua propria marca, porém batalhando com centenas de marcas ja consolidadas no mercado.A vantagem da franquia é que voce ''compra'' junto um modelo de administração, sendo que muitos sistemas de franquia oferecem ao seu franquiado cursos de administraçao, cursos de atendimento, etc.Porém, na franquia voce não é o seu próprio patrão por mais que seja voce mesmo que vai administrar o negócio, pois voce precisa responder a alguem o porque de uma ou outra decisão que vem de encontro com a filosofia da marca.Por exemplo no caso do Mc Donald's, voce nao pode simplesmente criar um novo tipo lanche ou ainda diminuir os preços afim de concorrer com lanchonetes ao seu redor.No caso do seu próprio negócio voce pode agir de forma que bem entender, pode lançar promoções, pode diminuir preços, etc.
As micro e pequenas empresas representam 98% das empresas brasileiras e oferecem 67% dos empregos formais. Entretanto, 29% delas fecham suas portas já no primeiro ano de existência, índice de quebra que alcança 56% no quarto e quinto anos. Isto acontece porque os proprietários estão pouco preparados para administrar o negócio. Muitas vezes, eles abrem uma empresa por necessidade – como ao perder o emprego(no meu caso foi assim, mas a diferença está em se preparar para entrar no mercado, avaliando, pesquisando, fazendo cursos) – e não por oportunidade.
Já no caso das franquias o indice de falencia nas franquias é de apenas 7% nos primeiros dez anos, segundo dados de Marcus Rizzo.Esse indice de sucesso entre as franquias ocorre devido a uma seleçao dos interessados em abrir uma franquia. Ocorre tambem a aprovaçao ou nao do ponto comercial escolhido pelo franqueado.Nesse sistema de negócios podemos ver que é necessário uma preparaçao muito maior por parte do investidor, o que ja nao acontece com os que tem a intenção de abrir seu proprio neógico fator que contribui para um maior indice de falencia, uma vez que a maioria não esta preparada para gerenciar o seu proprio negocio.
Para conlcuir podemos dizer que as vantagens do negócio próprio são:
Maior autonomia e flexibilidade.
Em muitos casos menor investimento financeiro, uma vez que nao precisa pagar pelos direitos de usar uma marca.
As vantagens da franquia são:
Marca ja consolidada no mercado.
Apoio do franqueador através de cursos.
Divulgação, em alguns casos, da macar através de propagandas
Agora a decisão entre qual das duas escolher fica ao seu critério, através desse pequeno artigo tentei mostrar alguns dados sobre negócio próprio e franquia.
Fonte de pesquisas: Economiaedinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio provido pelo BuscaPé