terça-feira, 2 de junho de 2009

Superando a crise

Enquanto todo mundo fala de crise econômica, é hora de avaliar o impacto que ela pode ter sobre a sua carreira. Em primeiro lugar, nada de pânico. Ninguém sabe ao certo como a turbulência do setor financeiro se espalhará pela chamada economia real.
- Para quem está empregado, talvez seja melhor esperar antes de fazer um movimento de carreira. Aguarde os próximos desdobramentos da crise. Mudar na hora de incerteza só vale a pena se você perceber que pode haver na empresa um corte de pessoal.
- As chances de encontrar oportunidades melhores são maiores no início do ano, quando as companhias estão começando a executar seus projetos e tendem a contratar mais. Se puder esperar, interrompa a busca por emprego agora e só volte ao mercado em janeiro.
- Informe-se para saber se a crise vai impactar sua carreira. Converse com colegas e amigos. Verifi que como a crise afeta sua empresa. Se ela tem capital aberto, confi ra os relatórios trimestrais.
- Se você está insatisfeito e deseja mudar de trabalho, obtenha o máximo de informações sobre a companhia para onde pretende ir. Isso vai evitar que você troque seu emprego ruim, mas estável, por uma roubada — e acabe sem nenhum dos dois.
- Faça um plano financeiro para se equilibrar nos próximos 12 meses. Evite gastos supérfluos. Quanto maior for sua reserva, mais calma você terá para analisar as oportunidades de emprego que surgirem. Chegou o momento de enxugar gastos do seu orçamento, priorizando aqueles considerados supérfluos, como a academia de ginástica, televisão a cabo e o telefone celular.......No caso do celular não é preciso cortar a linha, já que ele será bastante útil na hora de buscar um emprego. Mas ficar batendo papo, nem pensar. Será importante se concentrar nos gastos indispensáveis, como o aluguel, o supermercado, a conta de luz e telefone. São consumos que não podemos abrir mão por uma simples questão de sobrevivência.......Neste momento você descobrirá como é imprescindível ter reservas de emergência. Recomenda-se ter recursos que cubram suas despesas mensais por pelo menos seis meses. Se a sua família gasta R$ 3 mil todos os meses, será preciso ter no mínimo R$ 18 mil numa aplicação líquida, de fácil resgate. Programe o pagamento de contas para duas datas no mês, para maximizar o rendimento de suas aplicações.......Aproveite o dinheiro do FGTS que irá receber e faça bons investimentos. Nada de querer quitar o financiamento de seu imóvel, acreditando que será um bom negócio sair do aluguel. Outras despesas são prioritárias durante o desemprego. Cuidado para não cair na tentação de querer abrir seu próprio negócio. Pode não ser uma boa idéia. Em primeiro lugar coloque a casa em ordem e pense em abrir uma empresa apenas quando sua vida financeira estiver estabilizada.
- Comece a avaliar com mais cuidado que tipo de movimento de carreira seria mais interessante para você. Faça perguntas como: “Qual cargo quero ocupar?”, “Em quais empresas eu gostaria de trabalhar?”. Na pior das hipóteses, qual é a faixa de redução salarial que você aceitaria?
- E, claro, tome as providências básicas: reforce o networking, reescreva seu currículo, faça uma lista de suas principais qualidades e realizações profissionais.
Encontrar uma nova vaga no mercado de trabalho irá exigir um grande esforço da sua parte. Entrevistas, dinâmicas de grupo, entrevistas, exames, entrevistas, dinâmicas. Achar um emprego pode levar a exaustão.......Não se esqueça de se manter bastante atualizado, com destaque para sua área. Profissional desatualizado não tem nenhuma chance. Leia os jornais, freqüentes eventos e congressos do seu ramo. Quem sabe você não encontra um amigo antigo de faculdade com uma proposta de emprego?......Procure também fazer cursos de especialização, para desenvolver novas habilidades profissionais. Existem no mercado vários cursos técnicos que podem valer a pena. Mais uma vez, a forma mais eficiente de encontrar um trabalho é através de amigos e colegas, que conheçam alguma oportunidade de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio provido pelo BuscaPé