terça-feira, 17 de março de 2009

Gasolina sem álcool: melhor desempenho

Estou mudando um pouco o conteúdo do blog, diversificando os assuntos, nesta vou começar uma serie de postagens referentes a manutenção, compra, conservação e dicas diversas sobre automóveis, é um assunto por qual tenho enorme interesse e conhecimento, nesta primeira postagem da serie irei explicar como obter gasolina pura, separando o álcool e melhorando o desempenho do carro.
Já vi tudo quanto foi modo, do simples ao complicado, de aumentar a potência e torque dos motores.
Quando falo em simplicidade, lembro que antigamente se colocavam "naftalina" no tanque.
Algo que é simples. Hoje podemos abastecer com gasolina Premium que traz uma diferença mas pouco sensível. Uma semana atrás fiz um teste.
Aprendi que adicionando água à gasolina, metade/metade por exemplo, e misturando bem, os 22% de álcool contidos na gasolina ficam na água. Então a injeção, que continua igual no meu Fiat 1.0 1995, com essa gasolina a 100% tem 22% de gasolina a mais produzindo força, no lugar do álcool que é pouco expressivo.
Comprei num posto 10 litros de gasolina aditivada e botei dentro de um galão de água mineral de 20 litros, completando o resto com água. Agitei bastante e esperei um minuto para as fases se separarem bem. A fase de cima é gasolina é gasolina pura, e em baixo, água+álcool.
Desprezei o álcool+água pelo ralo(perigoso e poluente) e da gasolina sobrou pouco menos de 8 litros para o tanque vazio.
Conclusão: notei grande melhora de torque em todas as marchas.
Agora o meu 1.0 canta forte em segunda e tem força uniforme.
Pergunta: quanto seria possível aumentar em rendimento de torque e potência num motor com uma gasolina "pura"? Apesar de perigoso, é uma sugestão mais ou menos simples para os amantes do carro - afinal, andar com uma injeção de nitro não é muito seguro também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio provido pelo BuscaPé