segunda-feira, 9 de março de 2009

Criando um Blog de Sucesso

Depois de muitos questionamentos sobre como criar um blog e rentabiliza-lo com programas de afiliados por alguns amigos, resolvi pesquisar e escrever sobre o assunto, fornecendo um material de orientação e esclarecimento sobre pontos importantes a serem seguidos:

1- Preparação de todo o trabalho.
Prepare o trabalho antes de se iniciar na blogosfera ou no mundo dos websites. Escreva num bloco de notas conteúdos suficientes para cerca de 50 a 100 artigos, e prepare tudo antes de efectivar o blog e de o começar a agregar no Google e em outros motores.
Prepare também todas aquelas páginas estáticas que irá ter de desenvolver: Politica de Privacidade, Contactos, Publicidade, Sobre o Autor, etc.

2- Nome para o Domínio.
Preocupe-se principalmente em criar uma marca, ao invés de criar um domínio com palavras-chave.
Você pretende criar algo como o Google.com e não como PesquisasdeKeywords.com.
Há casos diversos na internet de empresas que começaram com domínios unicamente a pensar nas keywords e que mais tarde viriam a trocar de domínio por uma questão de branding.
Foque-se numa imagem de marca que transmita qualidade e esqueça para já a história das keywords.

3- Design do Blog ou Website.
Quanto mais simples, melhor. O Google gosta de páginas simples, leves e com grande foco no conteúdo e na qualidade do conteúdo.
Tente de uma vez por todas, ficar de fora de técnicas e ferramentas como o Flash, dom, Java ou Javascript.A sua página de passar todos os testes de validação XML e HTML, baseada numa filosofia de simplicidade.
Crie o seu blog ou website de uma forma lógica. Crie categorias e ferramentas que funcionem e que contenham as palavras-chave pelas quais gostaria de ser encontrado.
Evite utilizar maneirismos e estilos poucos profissionais como “O Nº1 em Portugal/Brasil” ou “O melhor website de dinheiro e adsense”, bla bla bla. Analise bem o projecto do Google: Simples e Directo. É disto que os utilizadores realmente gostam.
A velocidade do servidor onde tem o seu blog ou website é também muito importante. Se a sua página demorar mais de 5 segundos a carregar, você provavelmente irá perder cerca de 10% dos paraquedistas que o visitam pelos motores de busca. Nunca se esqueça que um utilizador que procura é geralmente impaciente.Procure subscrever um serviço de qualidade, mas acima de tudo, criar um blog ou website livre de demasiadas imagens e elementos gráficos que o façam demorar muito a arrancar.

4- Peso da Página.
Quanto mais leve for a sua página mais rapidamente é carregada pelo browser. Se conseguir criar um blog completo com um peso inferior a 15k, ótimo!É importante perceber que existem ainda muitos utilizadores que fazem navegação na internet através de modems 56k, e há actualmente uma grande componente de utilizadores que já fazem uso de serviços 3G, quer seja em portáteis ou em telemóveis. Para todos eles, é importante que a sua página carregue rápido! Muito rápido!

5- Conteúdo.
É importante que escreva com alguma regularidade no seu blog ou website. Se conseguir colocar 1 ou mais conteúdos por dia, perfeito! Escreva no mínimo entre 200 e 250 palavras por artigo. Os artigos mais desenvolvidos, geralmente, apresentam uma densidade de palavras-chave muito mais relevante para o Google. Foque-se em artigos intemporais e generalistas, que a grande maioria dos utilizadores irá apreciar ler. Se começar a focar-se em temáticas muito batidas, o mais certo é não receber o volume de tráfego que deseja e/ou que compense o esforço e dedicação. Evite escrever texto maçudos em que não existem paragrafos, sub-titulos, citações e/ou mudanças de cor. Hoje em dia na internet a leitura não existe. O que existe é um scan de informação, pelo que quanto mais optimizada, melhor.

6- Densidade e Posicionamento.
Esta é uma daquelas regras de ouro da optimização para motores de busca.Utilize uma ou várias palavras-chave no título do seu artigo, na tag de descrição, no header do artigo, em bold, em itálico, e utilize ainda uma densidade variável entre os 5 e os 20% dentro do corpo de texto do artigo.

7- Links Externos.
Criar links para outras páginas é cada vez mais importante aos olhos do Google. Por cada artigo que escreva, tente linkar para uma ou mais páginas com elevado pagerank e autoridade nessas mesmas palavras-chave. Isso irá ajudá-lo a criar reputação e visibilidade aos olhos do Google.

8- Links Internos.
Utilize os artigos que produz para linkar de uns para os outros. É importante citar e referenciar diversas páginas do seu blog em outros tantos artigos.O objectivo que você procura, é o de conseguir receber 5 visitas por cada página, ao invés de receber 60 visitas numa única página.Por cada artigo faça uma ou duas citações a artigos relevantes e contextualizados com aquilo que está a escrever. Se está a falar de combustíveis, é lógico que crie links para artigos sobre gasolina, gasóleo e outros combustíveis fosséis, por exemplo.

9- Futuramente coloque o seu projecto online!
Não cometa o erro de ficar alojado nos serviços do Blogger ou do Wordpress. Compre um domínio próprio e um pacote de alojamento. Dificilmente irá gastar mais do que 15 a 20$ dólares por ano com isso.Tenha a certeza de que o seu blog ou website é indexado pelo Google. Não coloque o seu blog ou website online sem estar devidamente configurado e recheado com qualidade. Colocar um espaço online só porque sim, ou por está com vontade de o apresentar aos seus amigos, é meio caminho andado para perder tempo…

10- Submeter o blog ou website.
É importante agora submeter o seu website nos motores de busca e directórios online.Depois de submeter nessa listagem que lhe recomendo, não mais irá necessitar de se preocupar com isso. Siga em frente e não pense nunca mais nesse assunto!

11- Estatística e Tracking.
É importante que faça uso de um software de recolha de estatísticas com qualidade. Sugiro a utilização do Google Analytics e do Google Webmaster Tools.http://www.google.com/analytics/ e www.google.com/webmasters/tools

12- Troca de Links.
Faça trocas de links com outros blogs recentes, em nichos de mercado idênticos ou não. Procure utilizadores interessados em trocar links consigo, e não se foque demasiado nas respostas que não recebe ou nas rejeições que irá receber. Siga em frente, que num futuro próximo esses utilizadores irão linkar para si.

13- Evite ser desonesto.
Não faça spam, não envie emails ou mensagens privadas em fóruns, etc, etc, etc. Procure ser profissional naquilo que faz, e na altura de começar a divulgar o seu blog ou websit, faça-o de forma profissional.

14- Solicitações para Links.
A partir do momento em que começar a receber solicitações exteriores para troca de links, não se esqueça primeiro de analisar o website do outro utilizador. Procure por ele no Google, analise os resultados e os posicionamentos, analise também a qualidade do pagerank e o número de backlinks que apontam para o site, veja também os rankings no technorati e no blogblogs, etc.Por fim, confira que se trata de um blog ou website dentro da mesma área que o seu.

15- Ferramentas.
Disponibilize uma série de ferramentas aos seus leitores, de forma a que eles próprios divulgem o seu projecto. É necessário e obrigatório, o uso de ferramentas para adicionar conteúdos nas redes sociais, enviar um post a um amigo, imprimir um post, etc. Ofereça aos seus utilizadores aquilo que eles precisam.

16- Notas.
Não cometa o erro de perder ideias e/ou sugestões para novos artigos. Se tiver alguma ideia quando está fora de casa, no banheiro ou noutro local qualquer, tome nota no telemóvel ou num papel. Escreva o título do artigo e alguns pontos chave para o seu desenvolvimento. Mais tarde irá agradecer a si próprio a atitude.

Todos estes passos irão ajudá-lo a criar um perfil forte e dominante nos motores de busca, nomeadamente no Google.
A utilização de ferramentas Google é extremamente importante e vantajosa.
Embora estes resultados não o ajudem particularmente a construir alguma coisa, são o meio e o veículo que você posteriormente deverá rentabilizar.
Importante é ter tráfego, depois disso é rentabilizá-lo da forma mais eficiente.

Toda a estratégia é suficiente para que consiga tornar-se um blogger eficiente e rentável. Agora é com vocês!

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