sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dicas para seu negócio em familia

Na China, existe um provérbio que explica a vida e morte dos negócios de família: “Pai rico, filho nobre e neto pobre”. Quer dizer, o fundador de uma empresa tem o espírito batalhador e empreendedor que o faz ter sucesso e riquezas; o filho, com a mordomia de já ter um ganha-pão, não tem a mesma visão do pai e deixa escapar por entre os dedos o que seu antecessor moldou com as mãos. No final, o neto volta para a estaca zero, tendo de fazer todo o caminho novamente.

No Brasil, a revista Exame fez um levantamento preocupante; de cada três empresas familiares hoje existentes, duas não chegarão até a próxima geração. A maioria das falências não acontece devido à concorrência, mas aos desentendimentos nos rumos da firma, que emperram seu sucesso.

Nada melhor para preparar um bom herdeiro do que deixá-lo trabalhar bastante e até sofrer com broncas de chefe, para saber ser humilde. Confira as dicas:

1 Prepare seu herdeiro
Deve-se preparar os filhos desde cedo para trabalhar na empresa ou ser uma espécie de acionista, que tem participação nos lucros, mas não decide os rumos da empresa.

2 Acordo entre os sucessores
É necessário firmar um acordo para definir regras como a entrada de sucessores e o de pessoas de fora da família no negócio, por exemplo.

3 Crie um código de ética
Com uma série de procedimentos para cada tipo de situação que a empresa possa enfrentar, é possível evitar discussões que podem levar à falência. Por exemplo, a não concorrência dos herdeiros com o negócio principal (montando outra firma na mesma área de atuação) e a exigência dos membros da empresa se casarem com separação total de bens.

4 Faça testamento
Sem ele, o negócio pode se desmembrar demais entre todos os herdeiros, incluindo até quem não se interessa pela sua administração.

5 Divida os bens
Se tiver mais de um imóvel ou empresa, é necessário fazer algo como cotas ou ações para todos os bens e dividi-los de forma igual. Isso evita brigas na hora de distribuí-los.

6 Sucessão
Muita gente não se dá conta, mas preparar a pessoa que vai passar o bastão do negócio também é importante. Especialmente no caso do fundador, esse momento é dos mais difíceis. Cabe aos sucessores ajudá-lo a descobrir novas motivações e atividades.

Todo fundador deveria:

- Saber quando e como começar a formação de seus herdeiros e sucessores
- Estimular o filho a trabalhar primeiro fora da empresa da família, para aprender o que é ter chefe, disciplina, humildade e orgulho próprio
- Evitar colocar os herdeiros como assessores ou assistentes
- Lembrar que “embaixo de árvore muito frondosa não cresce planta forte”
- Recordar-se de que a empresa familiar é caracterizada pelo vínculo permanente entre os seus membros

Todo herdeiro deveria:

- Compreender os diferentes objetivos e as necessidades de cada geração
- Entender o crescente papel das mulheres nas empresas familiares
- Conhecer a importância de criar novos desafios para a geração que se afasta
- Preservar o espírito empreendedor da família
- Fazer o patrimônio da família crescer, geração após geração

Fonte: Guiadenegocios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio provido pelo BuscaPé