quarta-feira, 29 de abril de 2009

Contrato de prestação de serviços, o que deve conter?

Antes de mais nada, sempre realizar entrevistas abordando os aspectos gerais e detalhados do projeto. Descobrir isso é de suma importância não só para calcular o valor do projeto, mas também porque você irá detalhar no escopo do contrato cada item que será feito. Também irá informar no contrato que qualquer item pedido que não está no escopo está sujeito a reajuste no valor do projeto. Com as informações sobre o projeto em mãos, vamos ver quais itens são básicos nos contratos:


1. Objeto

No objeto de um contrato, escrevemos do que se trata o projeto, quem está criando o projeto e para quem estamos criando.


2. Escopo

Aqui detalhamos com clareza tudo o que será feito no projeto desde as atividades (mão-de-obra) até os artefatos criados.


3. Itens não inclusos na proposta

É muito importante que deixemos bem claro para o cliente o que não iremos fazer. Uma coisa muito comum de se acontecer é o cliente achar que uma coisa estava inclusa em alguma parte projeto, sendo que não estava.Um exemplo (que eu ja vi acontecer) é o cliente achar que a contratação de uma empresa de hospedagem estava inclusa num projeto de criação de um website.


4. Serviços adicionais não remunerados

Aqui podemos colocar algumas “firulas” para deixar o cliente feliz. Coloque coisas que você já vai fazer, mas que o cliente pode achar que você está dando. Isso serve para deixá-lo mais feliz e mais disposto.


5. Serviços adicionais remunerados

É comum vermos falhas nos projetos dos clientes. Se conseguirmos identificar alguma coisa que não foi pedida mas que achamos que pode melhorar o projeto, podemos oferecer como serviço adicional cobrando uma taxa adicional, claro! ;)


6. Garantia

Qual é a garantia que damos para o cliente, após a entrega do produto? Quem garante que o produto estará legal e do jeito que o cliente queria? O que eu dou de garantia para meus clientes é um período de testes de 31 dias corridos após a primeira entrega. Os problemas encontrados nessa fase são resolvidos sem custos adicionais.


7. Prazos

Nenhum cliente vai pagar por algo que não tem prazo para se terminar. Precisamos fazer nossos cálculos para ver em quanto tempo iremos concluir o projeto e colocar isso no contrato.
ValoresO valor do projeto deve ser especificado no contrato.


8. Opções de pagamento

É importante definir como o pagamento será efetuado, em quantas parcelas, forma de pagamento, etc..


9. Observações gerais

Podemos inserir uma cláusula com quaisquer outras coisas que você queira falar e que não entram nos tópicos acima.


Essas são apenas algumas idéias que devem ser postas no contrato. Após a elaboração da proposta, uso algum advogado para colocar tudo o que eu escrevi em termos jurídicos. Aí é só submeter o contrato para que o cliente aprove. Aprovado é só assinar e mãos a obra!



Fonte: Produzindonet

domingo, 26 de abril de 2009

Dicas de economia - Autómoveis

Algumas ações do nosso cotidiano podem influenciar no orçamento doméstico, talvez a utilização do veículo da família seja uma delas.

Não é fácil controlar as despesas de um veículo, mas aqui vão algumas dicas:

Muito comum observarmos condutores antes de sair com seu carro, acelerando para esquentar o motor, isto deve ser evitado para veículos de passeio, o aquecimento deve acontecer de forma natural no trajeto a ser percorrido.

Procure utilizar a marcha mais adequada, isto evita desperdício. Quem tem veículo automático, procure utilizá-lo, a economia é enorme.

Fazer revisão periódica do veículo, bem como a troca de filtros no tempo correto pode representar uma economia mínima de 4% até 40% dependendo do tipo e ano do veículo, portanto, o consumo menor paga as revisões e aumentam a durabilidade do veículo, além de manter parte de seu valor de mercado.

A velocidade é outro fator que pode provocar economia, nas cidades 40 km onda verde ou nas estradas 80 km, podem economizar até 20% de combustível, portanto programe seu passeio, faça um planejamento do tempo e economize.

Outro dado interessante é que a cada 50 kg de peso, representam 1% de consumo a mais, portanto, deixe somente o que for necessário no bagageiro.

Dispositivos elétricos (GPS, ar condicionado) são responsáveis por até 20% de consumo a mais de combustível.

Programar o percurso para diminuir tempo e gasto, combinando vários locais a visitar em uma única visita. Afinal tempo é dinheiro.

Complete o tanque, a compra fracionada custa mais caro, de preferência encha quando estiver na reserva. Se possível pesquise na internet preço e não se esqueça de verificar a qualidade do combustível oferecida por aquele posto de combustível, desconfie de preço muito barato, pode estar adulterado e danificar o motor de seu veículo.

A gasolina evapora mesmo no tanque, por isso, tente estacionar sempre a sombra.

Em locais de grande volume de veículos, como em shopping centers não fique procurando a melhor vaga, estacione rápido, para evitar gastos, mas claro que tudo depende de sua escolha e comodidade.

Ao comprar veículos usados, atentar a procedência. Verifique o DENATRAN, multas, IPVA, Seguro DPVAT, carnês, financeira que está alienada e qual será o valor das prestações em caso de transferência, além do custo desta transferência.

Forneça dado pessoalmente, confira o número de chassis, no bloco do motor, debaixo da porta, na coluna do carro ou nos vidros.

Cuidado ao comprar veículos que tenha Y como segunda letra, provavelmente foi de taxista, que são carros mais rodados, eles vendem a particular para conseguir preço maior.

Veículos sem manuais de proprietários podem representar prejuízos ao seu bolso principalmente se o veículo está há pouco tempo com aquela pessoa, pode ser de leilão, que custam 30% menos no mercado mesmo que estejam em bom estado.

Bancos rasgados e estofamento mal cuidado, soldas sem pontilhamento, bancos soltos, tortos, tonalidades de cores diferentes, são exemplos de carros batidos ou de proprietário que não gasta com manutenção, provavelmente quer vender porque o veículo pode ter um defeito mais grave, verifique.

Nunca compre um veículo em dia de chuva, pois as gotas escondem ondulações na lataria. Luz artificial em garagens atrapalha na identificação de falhas na pintura.

Procurar sempre oficinas mecânicas indicadas ou especializadas. Não permita a cobrança de peças junto com a manutenção, geralmente as oficinas ganham comissões nas peças, para economizar verifique as peças necessárias e compre em uma loja de autopeças a economia pode ser de até 30%.

Sempre que possível faça seguro de furto e colisão do veículo e de terceiros, isto poderá evitar muitos aborrecimentos. Estas são apenas algumas dicas de muitos exemplos de economia para seu veículo.

Fonte: Webmotors

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dicas importantes sobre o carro

1) CHEIRO DE GASOLINA E BENZINA: COMO TIRAR
Se você ficou com cheiro de gasolina ou benzina nas mãos após um breve contato, não se preocupe. A dica para remover o odor destas substâncias é esfregar as mãos com sal grosso ou sal de cozinha umedecidos em água. Em seguida, os bons e velhos água e sabão.

2) CERA TAMBÉM TEM JEITO
Após passar cera para impermeabilizar a pintura de seu carro, o tradicional cheiro pode ser tirado passando-se óleo para móveis - um dos mais conhecidos é o de peroba. É tiro e queda.

3) OS ESTOFADOS DO CARRO: LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
Seu lindo estofado de couro do carro manchou? Se a causa for gordura ou tinta, por exemplo, e a mancha é resistente, o jeito é levar para quem entende fazer o tingimento para que não sejam notadas eventuais diferenças. As manchas provocadas por arranhões podem ser suavizadas com o uso de uma cera na própria tonalidade do couro. No banco do carro, deve-se passar com muito cuidado, em pouca quantidade e deixar secar para não manchar a roupa de quem senta.

4) MANCHAS DE TINTA ESFEROGRÁFICA TÊM SOLUÇÃO
Quem tem crianças, principalmente em idade escolar, sabe o tormento que é ter os bancos atingidos por tinta esferográfica. As "poções mágicas" para resolver o problema são álcool e removedor de cutículas. É só passar com toda a delicadeza sobre a mancha.

5) MANCHAS DE GARAGEM: DICAS PARA REMOVÊ-LAS
Manchas "de garagem": se o seu carro tiver alguma mancha provocada pela água de cimento que escorre em garagens, vai aí um macete: pegue um limão cortado e aplique o sumo na área afetada, esfregando o limão sobre a mancha até que esta desapareça. Depois, use polidor e cera para dar acabamento. Lembre-se: Sob o sol, o sumo do limão pode manchar a pintura do carro e provocar sérias queimaduras na pele. Portanto, cuidado!!! Faça isso sempre à sombra.

6) LANTERNAS TRASEIRAS DE NEBLINA PODEM ATRAPALHAR
Lanternas traseiras de neblina acesas, sem haver neblina atrapalham, provocando ofuscamento em quem vem atrás e ainda podem ser confundidas com luzes de freio. Fique atento para não deixar isso acontecer.

7) A ÚLTIMA BOMBADA É DESNECESSÁRIA
Aquela ?última acelerada" antes de desligar o motor não traz benefício algum nos dias de hoje. Na verdade, esse hábito era comum nos carros antigos com motor de dois tempos onde o óleo era misturado à gasolina para lubrificação do motor, esse procedimento existia para deixar as paredes dos cilindros com gasolina e óleo, para que na próxima partida o motor não girasse a " seco". Porém, com a chegada dos motores atuais de quatro tempos, tanto carburados como injetados, esse procedimento causa o efeito contrário. Ocorre que o combustível que é enviado para a câmara de combustão não vai ser queimado, já que a ignição vai ser desligada e o combustível não queimado vai "lavar" a parede do cilindro (retirando o óleo), fazendo com que na próxima partida o motor comece a funcionar sem lubrificação adequada, além de aumentar o consumo de combustível.

8) VOCÊ ESQUENTA O SEU CARRO A ÁLCOOL?
Saiba que nos motores atuais, mesmo nos carros modernos movidos a álcool, não há mais necessidade de "esquentá-lo" previamente. Basta você sair com o veículo de maneira "tranqüila", sem forçar o motor, até que a temperatura esteja normal para que o câmbio e demais peças de transmissão e componentes de lubrificação, freios, etc., atinjam a temperatura ideal de funcionamento em conjunto com o motor.

9) PARADO, PROCURE NÃO DEIXAR A MÃO SOBRE A ALAVANCA DE CÂMBIO
Descansar a mão sobre a alavanca de câmbio provoca desgaste acentuado no sistema, deixando a alavanca folgada e imprecisa provocando aquelas "escapadas de marcha". Utilize a alavanca apenas para trocar marchas.

10) O MOTOR DO CARRO "MORREU" DE REPENTE?
A primeira verificação a ser feita é no nível de combustível no tanque. Se realmente o ponteiro estiver lá em baixo, não fique tentando dar partida no carro sem gasolina repetidas vezes, porque se a bomba elétrica funcionar "seca" por muito tempo pode pifar.

11) VOCÊ COSTUMA "ARRANCAR" ASSIM QUE O SEMÁFORO ABRE?
Arrancadas bruscas não gastam apenas gasolina. Nestas arrancadas, coxins e câmbio são forçados e dependendo da arrancada podem até quebrar. Lembrando-se ainda, que as engrenagens e juntas homocinéticas sofrem bastante com esse procedimento. Guie de forma suave, é mais econômico e seguro.

12) DIRIJA DE FORMA ATENTA E EVITE TER DE FREAR BRUSCAMENTE
Evite frear de forma brusca. Além de gastar combustível, componentes do freio se aquecem demais causando mais desgaste das pastilhas, lonas, discos e tambores. Além é claro, dos pneus. Guie sempre com atenção.

13) CUIDADO COM OS LAVA-RÁPIDOS!
Fique atento quando lavar seu carro em postos ou lava-rápidos que utilizem desengraxantes na limpeza das rodas. Acontece que esses produtos contém formulas extra-fortes (muitas vezes, as mesmas utilizadas na limpeza de baús de alumínio de caminhões) e acabam removendo não só a sujeira como também o verniz e a pintura das rodas, causando grandes danos. O ideal é limpá-las com sabão neutro e água, ou no máximo, utilizar um detergente doméstico.

14) SABE O BARULHO IRRITANTE DA BORRACHA RANGENDO CONTRA O VIDRO?
Não se desespere. Muitas vezes este pequeno incômodo pode ser resolvido facilmente. Primeiramente, limpe o vidro e as borrachas da palheta com detergente neutro, pois podem estar engordurados. Se não resolver, dobre o limpador para o lado contrário ao que está rangendo para que a borracha da palheta "deite" por igual em ambos os lados, e tenha um contato uniforme com o vidro.

15) QUANDO ESTIVER PARADO NO FAROL, NÃO DEIXE O CARRO ENGATADO
Quando o semáforo está fechado, muita gente acaba mantendo o carro engatado e, conseqüentemente, o pedal de embreagem acionado. Este hábito provoca desgaste acentuado no sistema, deixando desgastado prematuramente o conjunto de embreagem. Portanto, desengate o carro, puxe o freio de mão e aproveite para relaxar um pouco!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Como montar um som automotivo?

Se o que você busca é qualidade, não há necessidade de módulos de potência. Mas não espere muita qualidade com preço baixo. Eu aconselho um CD player da Pioneer, Kenwood ou Sony. E os alto-falantes, se for colocar importado os da mesma marca. Os nacionais: Selenium ou Bravox. Colocando o Kit com quatro ficará excelente.

Existem várias opções para se montar um som automotivo.. primeiro veja a sua necessidade. Se você quiser um som só pra ouvir tranquilo e sem muita qualidade, sugiro comprar um som qualquer com MP3 (esses sons já vem com um aplificador interno de 4 canais) e compre um kit de auto falantes original para seu carro (esses kits vem com geralmente 4 auto falantes próprios para seu carro, isto é não vai ser preciso mexer no seu carro pra instalar).Agora se você quer uma coisa um pouco mais elaborada, faça um sisteminha com de som com 3 vias, ou seja, um alto falante só pra agudos (tweeter), um só pra médios e um sub woofer. Além disto vc precisará de um módulo e mais um toca CD. Existem kits da Bravox ou selenium com um par de teweter e um par de médios. Compre um desses kits com pelo menos uns 50 ou 60W RMS. Além disto compre um sub de umas 12'' e um módulo com RCA. e pronto... Tá aí um sonzinho bacana pro seu carro.

Outra opção: compre um cd de marca famosa, escolha um modelo dos mais baratos que toque MP3 e que tenha 4 canais com aproximadamente 45 watts por canal e 02 saidas RCA. Compre um kit de alto-falantes com 04 autofalantes de excelente qualidade. Preste atenção, compre os autofalantes que não precisa de adaptação ( um original genérico serve) mas não economize na marca, senão voce gasta um monte de dinheiro em equipamento que não presta, enche o carro de alto falante e esquece de enchê-lo de som.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Saiba mais sobre Injeção Eletrônica

É uma das grandes inovações tecnológicas do automóvel. Surgiu na década de 1980 e foi aperfeiçoada na de 1990. A injeção, mesmo antes de contar com gerenciamento eletrônico, veio para substituir o velho carburador e agregar mais eficiência ao motor, principalmente quanto às emissões gasosas pelo escapamento. Como ocorria com o carburador, a função deste equipamento é fazer a mistura de ar e combustível, só que nos modernos sistemas isso é feito de maneira extremamente precisa.

Embora pareça complicado à primeira vista, o sistema é simples. Quem determina quando, quanto e por quanto tempo as válvulas de injeção (injetores) abrem é um computador. Mas ele faz isso baseado em informações como o quanto o motorista apertou o pedal do acelerador, a rotação do motor, a pressão reinante no coletor de admissão e as temperaturas do ar e do líquido de arrefecimento. Essas informações são colhidas por sensores e transformadas em sinal elétrico, para chegarem ao computador.

A quantidade de combustível deixado entrar irá se juntar ao ar que o motor está admitindo, momento em que se forma a mistura ar-combustível.

A injeção eletrônica pode ser tanto em ponto central, chamada de injeção monoponto (EFI), quanto em tantos pontos quanto forem os cilindros, denominada multiponto (MPFI). Ainda, a injeção multiponto pode ser seqüencial (SFI), a maioria hoje por razões de emissões. Na injeção seqüencial as válvulas se abrem segundo a ordem de ignição do motor. Assim, toda injeção SFI é multiponto.

As válvulas de injeção dos sistemas MPFI ou SFI localizam-se nos ramos do coletor de admissão, logo antes dos dutos de admissão do cabeçote. Começam a se popularizar na Europa os sistemas de injeção direta na câmara de combustão (GDI), mas esses motores ainda não podem funcionar no Brasil devido ao elevado teor de enxofre da nossa gasolina, que afeta os injetores.

Não existe manutenção preventiva do sistema de injeção, o que é uma boa notícia para os proprietários. O único trabalho é mandar fazer limpeza das válvulas (bicos) de injeção se o funcionamento do motor se tornar irregular e com falhas, sem que a luz de aviso de irregularidade se acenda.

Para prolongar ao máximo a eficiência das válvulas de injeção o carro deve preferencialmente ser abastecido com gasolina aditivada, que assegura a limpeza dos componentes por pelo menos 150.000 km, podendo passar disso. Curiosamente, alguns manuais de carros nacionais, como o do Honda Fit, por erro de tradução recomendam usar gasolina comum não-aditivada, mas isso não deve ser levado em consideração: nos países avançados toda gasolina é aditivada há pelo menos 10 anos.

A gasolina aditivada tem o efeito benéfico de manter limpo todo o sistema de alimentação, começando da bomba de combustível, bem como cabeçote, válvulas de admissão e escapamento e câmara de combustão. Deve ser usada também em veículos flexíveis em combustível (os flex atuais).

Deve ser lembrado que embora custe pouco mais, a gasolina aditivada mais do que compensa no longo prazo, pois evita despesas com limpeza de válvulas de injeção.

Uma recomendação: só abasteça em postos de bandeira conhecida (como, por exemplo, Esso, Petrobrás, Shell, Texaco). De outras bandeiras, só por recomendação de alguém que tenha experiência com um determinado estabelecimento. E fuja de combustível muito barato, pois como ninguém gosta de perder dinheiro, preço baixo é caminho certo para pôr no seu carro gasolina adulterada.

Fonte: WebMotors

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Você é um bom motorista?

- Antes de sair verifique as condições do carro. Uma boa revisão garante maior segurança para o motorista e ocupantes do veículo. Observe os documentos, extintor ( se não está vencido), triangulo, buzina, freios, faróis, pisca-pisca, luzes de placa e posição, combustível, nível do óleo, água do radiador e bateria e ajuste os cintos de segurança.Você pode se livrar de pesadas multas, perder pontos, transtornos e riscos de acidentes.
- Quem dirige não pode fumar ou usar o celular porque é proibido dirigir com uma só mão. - Não ultrapasse a velocidade máxima permitida e sempre circule pela direita da via, deixando a faixa esquerda para ultrapassagem.
- Em situações de chuva, neblina e cerração, redobre sua atenção!- Verifique sempre, antes de sair, se os passageiros estão usando o cinto de segurança.
- O uso de cinto de segurança é obrigatório não só nas estradas, mas, também dentro da cidade e para todos os ocupantes do veículo.
- Não viaje a noite com os vidros de seu veículo totalmente fechados.
- Nunca dirija cansado, com sono e muito menos depois de beber. - Respeite o ciclista e o motociclista. Lembre-se que o veículo menaor sempre tem a preferência.
- Tenha cuidado com as armadilhas de assaltantes. Se observar algo estranho nas rodovias como pessoas mal intencionadas, avise ao primeiro posto policial que avistar.
- O carro bateu? Capotou? O seguro declarou que a perda foi total? O carro não pode ser mais consertado e não poderá ter o chassi reaproveitado.
- Não deixe viajar em seu veículo mais pessoas que o que consta no documento.
- Mantenha distância segura do veículo que vai a sua frente, evitando freadas bruscas. Pare gradativamente.
- Seja rígido com seus ocupantes. Não deixe jogar pelas janelas latas de bebidas, garrafas, papeis e lixo.
- Somente a via original da Carteira Nacional de Habilitação e da permissão para dirigir é que terão validade para a condução do veículo.Quem tem o hábito de carregar cópias autenticadas deve abandonar e??ste costume.
- Não dirija embriagado. Além de causar acidentes, você obterá uma infração gravissima, estando sujeito a multas e pena de detenção de seis meses a três anos
- Fique atento a conservação de seu carro. Dirigir veículo em mau estado de conservação dá multa e perde pontos.- Nunca dirija com o braço de fora.
- Em situações de congestionamento e de trânsito lento, seja paciente!
- Fazer transporte remunerado de pessoas ou realizar carretos, quando não estiver licenciado para este fim, é proibido.
- Qualquer alteração nas características do carro só poderá ser feita com autorização do Detran.
- Começou chover? Ligue o limpador de pára-brisa. É obrigatório.Não atender a esta obrigatoriedade pode dar problemas.
- Não dirija com calçado que não se firme nos pés.Ex: sandália.
- Na faixa, de sempre preferência ao pedestre. Tenha cuidado especial com crianças, pessoas idosas e portadores de necessidades especiais, pois muitas vezes eles não estão em condições de avaliar e superar os perigos no trânsito.
- Observe, pelo seu documento, se o exame de saúde não está vencido.
- As velocidades aumentaram, mas é preciso prestar muita atenção. Se tiver uma placa, fica valendo a velocidade que a mesma indicar.

domingo, 5 de abril de 2009

Como polir seu carro


Uma camada de cera é importante para o carro, protege a pintura contra a ferrugem, a sujeira e o sol.

Mas antes de usá-la veja as seguintes dicas para polir um carro:

Material:
Cera para carros
Várias flanelas

Como fazer

1. Primeiramente faça uma limpeza profunda no carro por fora.
2. O carro deverá estar na sombra e a lataria não deve estar quente (tirar o carro do sol e colocá-lo na sombra não adianta; é preciso esperar que a lataria esfrie).
3. A cera só fará efeito quando secar, porém não deixe o produto secar por muito tempo.
4. Não passe a cera no carro inteiro para depois polir tudo.
5. Aplique-a e faça o polimento por partes (uma porta, o capô, por exemplo).
6. Passe a cera na parte escolhida com uma flanela (limpa e macia), lentamente e de forma circular.
7. Espere um tempo prudencial (ou o indicado na embalagem) e remova o produto com outra flanela limpa e seca, até o brilho aparecer. Não devem ficar restos de cera.
8. Ao terminar, dê um polimento geral.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Saiba como economizar combustível

- Organize seu itinerário
Procure criar uma rota que atenda todos os seus compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma. Procure caminhos alternativos. Ás vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.

- Partida, ao dar a partida no veículo, principalmente pela manhã, procure fazê-lo sempre pisando no pedal da embreagem.
Em primeiro lugar, no caso de uma "distração" na noite anterior, você pode ter deixado seu carro engrenado, isso vai evitar uma colisão dentro da sua própria garagem.

Em segundo lugar, alivia o esforço do motor de arranque.

Ao dar partida no seu carro, não acelere para esquentar o carro mais rápido. O óleo ainda não circulou pelo motor, o que provocará desgastes nas peças não lubrificadas.

Não se deve aquecer o motor com o carro parado. É melhor começar a andar devagar, ir acelerando progressivamente.

- Velocidade, o consumo aumenta muito em velocidades altas, em alguns motores entre 100 e 130 km o consumo aumenta 25%.A diferença de consumo que se observa entre dois motoristas pode ser de até 15% e a observada entre situações de trânsito diferentes pode chegar até a 20%.

- No transito, mantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem no entanto forçar o motor e deixa-lo dar trancos.
Ande em velocidade regular, sem grandes freiadas ou acelerações repentinas (que consomem muito combustível).mbustível).

- Descidas, Nunca descer ladeiras em carros com injeção eletrônica em ponto morto.

- Estacionando, nunca acelere antes de desligar a ignição.

- Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária.
O mesmo vale para os freios. Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada. Arrancadas fortes e grandes freiadas é fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de freiada, é o mais puro desperdício de combustível.

- Tanque não deixe seu carro constantemente com o tanque vazio, pois esse procedimento propicia acúmulo de detritos no tanque, que serão despejados no carburador ou nos bicos injetores do motor.

- Quando chegar à velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador. Utilize o acelerador com suavidade.

- Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.

- Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal. Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.

- Aerodinâmica: dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível.

- Cargas, evitar de colocar bagagens sobre o teto, se for a única solução, equilibre a carga para que seja a menos volumosa possível.Não esquecer cargas inúteis dentro do veiculo (evite o aumento de peso desnecessário).

- Não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro.
O consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.

- Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por eles aumenta o consumo.
fonte: Petrobras
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